Sobre a Faepe

A Fundação de Apoio, Ensino, Pesquisa e Extensão – FAEPE é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada pela então Associação dos Professores da ESAL (ASPESAL) hoje Associação de Docentes da Universidade Federal de Lavras (ADUFLA), em 14 de junho de 1976. A respectiva escritura pública foi lavrada e registrada no Cartório do 1º Ofício da Cidade de Lavras, sendo devidamente aprovada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

É certificada como Instituição de Utilidade Pública Municipal e Estadual e também, é cadastrada no Conselho Nacional de Serviço Social do Ministério da Educação. É reconhecida pelo MEC e pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia como fundação de apoio à projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Destaca-se no apoio aos projetos de pesquisa da UFLA, financiados por instituições públicas ou privadas, nos programas de extensão e qualificação profissional a distância nas mais diversas áreas, no gerenciamento contábil/financeiro e operacional de todos os projetos de Ensino, de Pesquisa e de Extensão da UFLA e na cultura, com referência para o coral Vozes do Campus e para a realização de concertos, recitais, exposições e demais eventos.

A Faepe oferece além de cursos regulares e turmas especiais, uma infinidade de serviços especializados sob a forma de consultorias, diagnósticos, assessorias, censos, desenvolvimento de produtos e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento humano. Tem contado com inúmeros parceiros e/ou clientes, dentre os quais se destacam: Cemig, Incra-MG, Ibama, Ministério da Agricultura, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Ciência e Tecnologia, Sebrae, Embrater, Rhodia, Hokko do Brasil, Alcoa, Aracruz, entre outros. Além disso, os produtores rurais podem dispor de inúmeros serviços oferecidos pela Ufla/Faepe como análises de solos, de água, de cachaça, etc.